Elementos constituintes da identidade de enfermeiro no discurso de graduandos

Autores

  • Elenice Valentim dos Santos Silva
  • Débora Isane Ratner Kirschbaum

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Identidade

Resumo

A identidade é quase sempre concebida através da eleição de uma série de atributos que qualificam o que deve ser considerado verdadeiramente próprio; busca suprir carências que impediriam o sujeito de ocupar o lugar de agente de construção de seu próprio destino. Teve-se como objetivo apreender a identidade de enfermeiro construída por um grupo de estudantes de Graduação em Enfermagem. A metodologia de pesquisa empregada é a qualitativa. O “cuidar” é predominante nos discursos dos alunos quando questionados sobre o que significa ser enfermeiro. Entretanto, poucos foram os que procuraram definir o que seria este cuidar. A partir do discurso dos alunos, verificou-se que ser enfermeiro está muito relacionado ao “fazer”, por mais que estes afirmassem o aspecto intelectual do trabalho. Outra questão discutida neste estudo é o fato de os alunos não mencionarem a influência docente na construção de sua percepção do enfermeiro.

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Publicado

2008-05-29

Como Citar

1.
Valentim dos Santos Silva E, Ratner Kirschbaum DI. Elementos constituintes da identidade de enfermeiro no discurso de graduandos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de maio de 2008 [citado 28º de março de 2024];22(1):83. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4353

Edição

Seção

Pesquisas