Orientação sexual nas escolas: fato ou anseio?

Autores/as

  • Sandra Aparecida de Almeida
  • Jordana de Almeida Nogueira
  • Gilson Vasconcelos Torres
  • Antonia Oliveira Silva

Palabras clave:

Comportamento sexual. Educação sexual. Sexualidade.

Resumen

Pesquisa qualitativa que objetivou analisar sob a ótica dos educadores de escolas públicas do ensino fundamental, como o tema “orientação sexual” vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Participaram do estudo 23 professores da rede municipal de ensino de Cajazeiras, Paraíba. Elegeu-se o grupo focal como técnica de investigação, e os dados empíricos obtidos foram organizados mediante análise de conteúdo temática. Constatou-se que há um esforço dos atores em privilegiar conteúdos relativos à orientação sexual no ambiente escolar, porém esses debates exigem que preliminarmente seja incentivado um aprofundamento de caráter informativo e subjetivo sobre “sexualidade”, propiciando aos educadores um espaço para re-significações de sua internalidade e valores. A informação direcionada ao cuidado de si deve extrapolar os limites preventivistas e higienistas, incorporando metodologias extensivas, inclusivas e reflexivas, que reconheçam os direitos humanos e sociais e favoreçam a construção ética da cidadania.

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Publicado

2011-07-18

Cómo citar

1.
de Almeida SA, de Almeida Nogueira J, Vasconcelos Torres G, Oliveira Silva A. Orientação sexual nas escolas: fato ou anseio?. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18 de julio de 2011 [citado 27 de abril de 2025];32(1):107. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/21530

Número

Sección

Artigos Originais