Letramento em saúde e adesão terapêutica de pacientes em quimioterapia antineoplásica via oral: estudo correlacional

Authors

  • Yasmin Araujo Braz
  • Maria Meimei Brevidelli
  • Edvane Birelo Lopes De Domenico

Abstract

Objetivo: correlacionar os níveis de letramento em saúde, adesão terapêutica e características sociodemográficas e clínicas de adultos com câncer em terapia antineoplásica via oral.
Método: estudo transversal, correlacional, realizado nos ambulatórios de oncologia de um hospital geral filantrópico em São Paulo. Instrumentos utilizados foram formulário de caracterização da amostra, Medida de Adesão de Tratamento e a versão brasileira do
European Health Literacy Survey. Os dados foram analisados com estatística descritiva e analítica.
Resultados: amostra de 100 pacientes: 68% possuíam 51 anos ou mais; 52% não tinham comorbidades em uso diário de três medicamentos ou mais; 53% tinham 11 anos de estudo ou mais; e 49% estavam aposentados ou eram pensionistas. Verificou-se letramento inadequado em 52,9%, problemático, em 24,1%, suficiente, em 20,7%, e excelente, em 2,3%. A média de adesão foi 5,6 (DP=0,7), e, na não adesão, 58% não cumpriam o horário de administração. Houve relação estatisticamente positiva entre letramento em saúde e escolaridade, e negativa entre letramento em saúde e a frequência da administração dos medicamentos.
Conclusão: o letramento em saúde foi caracterizado como inadequado ou problemático. O escore relacionado à adesão à quimioterapia oral foi alto. O baixo letramento em saúde geral não influenciou a adesão ao esquema terapêutico antineoplásico oral.
Descritores: Letramento em Saúde; Adesão à Medicação; Antineoplásicos; Neoplasias; Medidas de Resultados Relatados Pelos Pacientes.

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Published

2025-06-29

How to Cite

1.
Araujo Braz Y, Meimei Brevidelli M, Birelo Lopes De Domenico E. Letramento em saúde e adesão terapêutica de pacientes em quimioterapia antineoplásica via oral: estudo correlacional. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2025 Jun. 29 [cited 2025 Aug. 28];46. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/148475