Prevenção da violência em crianças e adolescentes: desenvolvimento e validação de um jogo educativo
Abstract
Objetivo: Desenvolver e validar um jogo educativo direcionado para a prevenção da violência em crianças e adolescentes.
Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, realizada entre abril e agosto de 2023. Para o desenvolvimento do jogo, inicialmente, foram realizadas duas oficinas com 19 crianças e adolescentes, com idades entre dez e 14 anos, participantes de um projeto social emuma comunidade de uma cidade de médio porte do Centro-Oeste paulista. As oficinas iniciaram-se com a exibição do curta-metragem LOU (Disney Pixar®), seguidas de atividades expressivas, como desenhos e escrita, além de uma discussão em grupo sobre o tema abordado. O jogo foi desenvolvido por um grupo de pesquisa composto por estudantes de graduação e pós-graduação, com base nos dados coletados em oficinas realizadas com o público-alvo e narevisão da literatura da área. Esse processo destacou os diferentes tipos de violência, reflexões e experiências compartilhadas pelos participantes, que contribuíram diretamente para a definição das regras, personagens, narrativa, dinâmica e conteúdo do jogo. A validação ocorreu com a participação de 12 juízes especialistas, e o índice de validação de conteúdo foi utilizado para medir a concordância entre os avaliadores.
Resultados: O jogo de cartas intitulado “Pazear: por um mundo sem violência” foi desenvolvido e validado, alcançando Índice de Validação de Conteúdo de 0,99 na segunda rodada de validação, indicando significativa concordância entre os juízes.
Conclusão: O jogo educativo foi considerado validado por juízes experts e mostrou-se uma ferramenta interativa e envolvente, com potencial para prevenir a violência em crianças e adolescentes.
Descritores: Violência; Educação em Saúde; Criança; Adolescente; Jogos e Brinquedos; Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.