Fatores associados ao excesso de peso, hipertensão e diabetes gestacionais no norte Brasileiro em 2021
Abstract
Objetivo: Estimar as prevalências e fatores associados ao excesso de peso, hipertensão e diabetes entre as gestantes da região norte do Brasil.
Método: Estudo transversal e retrospectivo, com dados secundários, realizado com gestantes residentes da Região Norte do Brasil participantes do Inquérito Telefônico de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas. Para análise, foram realizados os testes Qui-quadrado e Kruskall Walliss, além do emprego do modelo de Regressão Logística Binomial.
Resultados: 21.652,1 mulheres autorreferiram estar gestantes. As prevalências foram: 42,4% de excesso de peso, 2,65% de hipertensão e 9% de diabetes. As variáveis associadas aos desfechos foram: para excesso de peso, assistir televisão e usar computador/tablet/celular por até 3 horas diárias, para hipertensão, assistir televisão por 3 horas diárias ou mais e usar computador/tablet/celular por mais de 6 horas diárias, para diabetes, foram 29 anos idade, 13 anos de estudo e consumo de mais de 4 copos/latinhas de refrigerante diariamente.
Conclusão: As prevalências encontradas neste estudo se assemelham aos achados de outras realidades. Os desfechos desfavoráveis estão associados à idade, anos de estudo, hábitos alimentares e estilo de vida maternos.
Descritores: Hipertensão. Diabetes mellitus. Sobrepeso. Obesidade. Gravidez. Inquéritos epidemiológicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.

















