Fatores associados às causas externas em idosos atendidos pelo serviço de atendimento móvel de urgência
Abstract
Objetivo: Analisar a prevalência e fatores associados a causas externas em idosos atendidos pelo serviço de atendimento móvel de urgência.
Método: Estudo transversal com 1.972 fichas de atendimento pré-hospitalar de idosos vítimas de causas externas no período de 2019 a 2020. Realizou-se análise descritiva e bivariada, com nível de significância de 5% (p<0,05).
Resultados: A prevalência de causas externas em idosos atendidos pelo serviço móvel de urgência foi de 12,2%. A queda foi a ocorrência mais frequente. Destacaram-se as associações da ocorrência de queda com a idade a partir de 90 anos (OR=29,31; p<0,001) e o sexo feminino (OR=5,38; p<0,001), bem como da suspeita de ingestão de bebida alcoólica com a ocorrência de violência (OR=4,17; p<0,001) e acidentes de trânsito (OR=1,97; p<0,001).
Conclusão: O estudo evidenciou fatores associados aos agravos por causas externas em idosos e poderá subsidiar formulação de estratégias de enfrentamento a essa problemática.
Descritores: Serviços médicos de emergência. Idoso. Causas externas. Estudos transversais. Enfermagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.