Repercussões da infecção por SARS-CoV-2 e da pandemia nas vias de nascimento: estudo transversal

Authors

  • Isabela Carolina de Paula Oliveira
  • Letícia Marcella Cordeiro Soares Geraldo
  • Ana Paula Vieira Faria
  • Thales Philipe Rodrigues da Silva
  • Torcata Amorim
  • Patricia Feliciano Pereira
  • Kleyde Ventura de Souza
  • Fernanda Penido Matozinhos

Abstract

Objetivo: Avaliar as repercussões da infecção por SARS-CoV-2 (suspeita ou confirmada) e do contexto da pandemia na via de nascimento e na assistência humanizada ao parto.
Método: Estudo epidemiológico transversal, aninhado a uma coorte e comparativo com a pesquisa “Nascer em Belo Horizonte: Inquérito sobre o Parto e Nascimento”. Avaliou-se prontuários de três maternidades-referência em Belo Horizonte, com amostra final de 1.682
parturientes, nos meses de maio, junho e julho de 2020. Realizou-se análise descritiva, com frequência absoluta e relativa, e comparativa, com teste Qui-quadrado de Pearson.
Resultados: Observou-se que, 2,02% das gestantes estavam infectadas por SARS-CoV-2. Antes da pandemia, em um total de 390 gestantes, 74,10% pariram via vaginal. Durante a pandemia, nas mulheres infectadas, 51,61% pariram pela via cesariana e 48,39% pela vaginal; nas não infectadas, 26,99% cesarianas e 73,01% vaginais.
Conclusão: Observou-se aumento percentual de cesarianas e possível influência da pandemia nas taxas de indicação de cesarianas no momento da admissão na maternidade. Descritores: COVID-19. Gravidez. Parto. Cesárea. Parto normal.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-07-28

How to Cite

1.
de Paula Oliveira IC, Cordeiro Soares Geraldo LM, Vieira Faria AP, Rodrigues da Silva TP, Amorim T, Feliciano Pereira P, Ventura de Souza K, Penido Matozinhos F. Repercussões da infecção por SARS-CoV-2 e da pandemia nas vias de nascimento: estudo transversal. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2023 Jul. 28 [cited 2025 Apr. 27];44. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/134336

Issue

Section

Artigos Originais