A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem

Authors

  • Mateus Casanova Santos Anhanguera Educacional
  • Maria Cecícila Lorea Leite Universidade Federal de Pelotas
  • Rita Maria Heck Universidade Federal de Pelotas

Keywords:

Enfermagem. Simulação. Educação. Acupuntura.

Abstract

O presente estudo situa a discussão sobre a possibilidade emergente da inserção dos conhecimentos oriundos da acupuntura como contribuição para as práticas pedagógicas do ensino clínico simulado da graduação em enfermagem. O trabalho reflexivo emergiu como um recorte do projeto de dissertação “Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação – Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas”. A relação integral entre o homem e a natureza desenvolvida na acupuntura emerge neste estudo como discussões e como uma sugestão potencial enquanto ferramenta pedagógica para a simulação clínica da enfermagem. Nesta reflexão, certifica-se que há a necessidade de desenvolver este recurso pedagógico com vistas a ampliar o ensino da simulação clínica em enfermagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mateus Casanova Santos, Anhanguera Educacional

Enfermeiro Especialista em Saúde Coletiva e em Acupuntura e Eletroacupuntura, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Docente do Curso de Enfermagem da Fauldade Anhanguera Educacional Pelotas, RS, Brasil.

Maria Cecícila Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPel.

Rita Maria Heck, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPel.

Published

2011-07-18

How to Cite

1.
Santos MC, Leite MCL, Heck RM. A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2011 Jul. 18 [cited 2025 Apr. 27];32(1):185. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13297

Issue

Section

Artigos de Reflexão