Vivências de irmãos de crianças com doenças crônicas reveladas pelo brinquedo terapêutico dramático

Authors

  • Marcela Astolphi Souza
  • Edmara Bazoni Soares Maia
  • Circéa Amália Ribeiro
  • Luciana de Lione Melo

Abstract

Objetivo: Compreender por meio do brinquedo terapêutico dramático, vivências de irmãos de crianças com doenças crônicas.
Método: Estudo fenomenológico heideggeriano, realizado com 12 irmãos de crianças com doenças crônicas, com idades entre três e 11 anos, acompanhadas em hospital público de ensino, no interior do estado de São Paulo. As entrevistas fenomenológicas foram audiogravadas e mediadas por sessões de brinquedo terapêutico dramático; posteriormente, interpretadas a partir do referencial filosófico hedeggeriano e literatura temática.
Resultados: Os irmãos demonstraram que são tocados afetivamente no modo da tristeza, saudade e carinho em relação à criança doente e, pelas ocupações diárias impostas pela doença.
Conclusão: O brinquedo terapêutico dramático possibilitou que os irmãos de crianças com doenças crônicas expusessem suas vivências permeadas pelas limitações da doença crônica da criança. Instituir ações para a inclusão do irmão durante a assistência de enfermagem à criança com doença crônica faz-se urgente para melhoria da sua qualidade.

Palavras-chave: Irmãos. Doença crônica. Pesquisa qualitativa. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-04-19

How to Cite

1.
Marcela Astolphi Souza, Edmara Bazoni Soares Maia, Circéa Amália Ribeiro, Luciana de Lione Melo. Vivências de irmãos de crianças com doenças crônicas reveladas pelo brinquedo terapêutico dramático. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2023 Apr. 19 [cited 2026 Aug. 2];44. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131923

Issue

Section

Artigos Originais