O vivido do planejamento reprodutivo de mulheres bombeiras militares
Abstract
Objetivo: Compreender o vivido do planejamento reprodutivo de bombeiras militares profissionais da saúde.
Método: Investigação fenomenológica sob o referencial teórico-filosófico e metodológico de Martin Heidegger. Desenvolvida em unidades de Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2016 com 21 mulheres militares profissionais da saúde.
Resultados: As mulheres expressaram que é necessário trabalhar e conciliar os papéis. Por isso, têm que se programar para ter filho devido à dificuldade de administrar todos os afazeres e conciliar a maternidade com o trabalho. Elas pensam numa situação mais confortável para se dedicar aos filhos, sendo elas as principais responsáveis por eles.
Conclusões: Ações de saúde integral das mulheres militares necessitamser incluídas nas políticas públicas, pois é um grupo que vem participando cada vez mais em um ambiente anteriormente restrito aos homens e com características relacionadas a eles.
Palavras-chave: Mulheres. Mulheres trabalhadoras. Reprodução. Pesquisa qualitativa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.