Construção e validação de um vídeo educativo sobre o banho de imersão do recém-nascido

Autores

  • Maria Paula Custódio Silva
  • Nylze Helena Guillarducci Rocha
  • Luciana Mara Monti Fonseca
  • Mariana Torreglosa Ruiz
  • Thaís Santos Guerra Stacciarini
  • Divanice Contim

Resumo

Objetivo: Construir e validar um vídeo educativo sobre o banho de imersão do recémnascido.
Método: Pesquisa metodológica, de produção tecnológica, desenvolvida nas fases: préprodução, produção e pós-produção no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2022, validado por enfermeiros doutores,profissionais da área da comunicação social, equipe de enfermagem, puérperas e familiares. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar concordância entre juízes e público-alvo e Alfa de Cronbrach a confiabilidade dos itens.
Resultados: O vídeo tem oito minutos e 34 segundos e foi organizado emantes, durante e após o banho. Roteiro/script e storyboard avaliados quanto ao objetivo, conteúdo, relevância, ambiente, linguagem verbal e inclusão de tópicos e vídeo quanto a funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente e procedimento, todos alcançaram índices iguais ou maiores a 0,80.
Conclusão: O vídeo apresenta potencial tecnológico para ser utilizado durante ações de educação emsaúde e práticas de educação permanente.

Palavras-chave: Banhos. Recém-nascido. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Filme e vídeo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-10-19

Como Citar

1.
Maria Paula Custódio Silva, Nylze Helena Guillarducci Rocha, Luciana Mara Monti Fonseca, Mariana Torreglosa Ruiz, Thaís Santos Guerra Stacciarini, Divanice Contim. Construção e validação de um vídeo educativo sobre o banho de imersão do recém-nascido. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de outubro de 2022 [citado 29º de abril de 2025];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127956