Gestão de riscos: implantação de protocolo clínico de prevenção e manejo de quedas pediátricas
Abstract
Objetivo: Descrever o processo de elaboração e implantação de um protocolo de prevenção e manejo de quedas pediátricas.
Método: Pesquisa-ação desenvolvida em um hospital público do Sudeste do Brasil, com 10 membros da equipe multidisciplinar dos setores de pediatria, maternidade, terapia intensiva neonatal, e do núcleo de segurança do paciente. Para elaborar o protocolo realizou-se revisão de literatura, três encontros com o grupo e duas rodadas de correção online. Foi realizado treinamento online para todos os profissionais e, depois, iniciado o uso do protocolo nos setores.
Resultados: Implementado protocolo de prevenção de quedas pediátricas. Definiu-se a escala Humpty Dumpty Falls Scale para avaliação do risco e foram elaborados materiais educativos.
Conclusão: O processo foi realizado de forma coletiva e participativa. O protocolo e os materiais educativos orientam e padronizam as condutas baseadas nas melhores evidências e envolvem usuários, familiares e profissionais na gestão do risco de queda.
Palavras-chave: Acidentes por quedas. Criança hospitalizada. Gestão de riscos. Enfermagem pediátrica. Protocolo clínico. Segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.