Inovação tecnológica à bolsa de colostomia: estudo quase-experimental
Abstract
Objetivo: Verificar o efeito da bolsa com válvula de irrigação no padrão de (des)conforto da pessoa colostomizada.
Método: Estudo quase-experimental, com grupo único, mediante pré e pós-teste, realizado de junho a setembro/2020 com 33 colostomizados de um centro municipal de reabilitação do Rio de Janeiro, Brasil. Analisou-se o padrão de (des)conforto mediante a lógica fuzzy, considerando os atributos de limpeza da bolsa, eliminação de gases e controle do odor.
Resultados: Ao analisar a dificuldade apresentada em cada atributo antes (T0) e após intervenção (T1), constatou-se redução em relação a “limpeza da bolsa” para 17 (56,7%) participantes; no “controle do odor”, para 24 (80,0%) e “retirada de gases” para 16 (53,3%) participantes. Mediante cruzamento dos três atributos nos dois momentos, 21 (69,9%) participantes indicaram redução do (des)conforto em T1.
Conclusão: Constatou-se redução no padrão de desconforto com o uso da bolsa com válvula de irrigação comparado à bolsa de colostomia tradicional.
Palavras-chave: Enfermagem. Estomia. Colostomia. Bolsas cólicas. Tecnologia biomédica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.