Inovação tecnológica à bolsa de colostomia: estudo quase-experimental

Authors

  • Bianca Leal Reis
  • Euzeli da Silva Brandão
  • Regina Serrão Lanzillotti
  • Ana Carla Dantas Cavalcanti
  • Liliane Faria da Silva

Abstract

Objetivo: Verificar o efeito da bolsa com válvula de irrigação no padrão de (des)conforto da pessoa colostomizada.
Método: Estudo quase-experimental, com grupo único, mediante pré e pós-teste, realizado de junho a setembro/2020 com 33 colostomizados de um centro municipal de reabilitação do Rio de Janeiro, Brasil. Analisou-se o padrão de (des)conforto mediante a lógica fuzzy, considerando os atributos de limpeza da bolsa, eliminação de gases e controle do odor.
Resultados: Ao analisar a dificuldade apresentada em cada atributo antes (T0) e após intervenção (T1), constatou-se redução em relação a “limpeza da bolsa” para 17 (56,7%) participantes; no “controle do odor”, para 24 (80,0%) e “retirada de gases” para 16 (53,3%) participantes. Mediante cruzamento dos três atributos nos dois momentos, 21 (69,9%) participantes indicaram redução do (des)conforto em T1.
Conclusão: Constatou-se redução no padrão de desconforto com o uso da bolsa com válvula de irrigação comparado à bolsa de colostomia tradicional.

Palavras-chave: Enfermagem. Estomia. Colostomia. Bolsas cólicas. Tecnologia biomédica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-10-03

How to Cite

1.
Bianca Leal Reis, Euzeli da Silva Brandão, Regina Serrão Lanzillotti, Ana Carla Dantas Cavalcanti, Liliane Faria da Silva. Inovação tecnológica à bolsa de colostomia: estudo quase-experimental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2022 Oct. 3 [cited 2025 May 10];43(ESP). Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127603