Conhecimento de enfermeiros sobre dermatite associada à incontinência em um hospital de ensino
Abstract
Objetivo: Verificar o conhecimento de enfermeiros acerca da dermatite associada à incontinência em um hospital de ensino.
Método: Pesquisa descritiva, transversal e com análise quantitativa, realizado com 90 enfermeiros de um hospital universitário do nordeste do País entre janeiro e fevereiro de 2021. Os dados foram coletados através de um questionário online auto aplicado. Os dados foram analisados através do teste Exato de Fisher.
Resultados: 75,6% dos participantes apresentaram conhecimento sobre a definição de dermatite associada à incontinência, contudo a maioria dos participantes errou sobre diversos fatores, tais como: identificação da imagem (58,9%), avaliação (66,7%), prevenção e tratamento (58,9%), método de avaliação de risco (62,2%).
Conclusão: Os participantes apresentam fragilidades no conhecimento de dermatite associada à incontinência. Recomenda-se a reprodução deste estudo em outros cenários, a fim de contribuir com a produção de protocolos que otimizem o manejo.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem. Dermatite. Estomaterapia. Hospitalização. Hospitais universitários.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.