Avaliação da satisfação de mulheres com trabalho de parto e parto em hospital de ensino

Autores

  • Thais Marquezoni Ramos
  • Elenice Valentim Carmona
  • Talita Balaminut
  • Clara Fróes de Oliveira Sanfelice

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação de puérperas quanto ao trabalho de parto e parto.
Método: Pesquisa analítica e transversal, realizada com puérperas de um hospital de ensino. Os dados foram coletados de outubro a dezembro de 2020, por meio de um questionário sociodemográfico e obstétrico e da Escala de Avaliação da Satisfação com o Parto de Mackey. A escala possui 34 itens divididos em seis domínios, com pontuação mínima de 34 e máxima de 170 pontos.
Resultados: Em uma amostra de 243 puérperas, a pontuação média foi de 141 pontos, com desvio padrão de 16,8. Verificou-se alta satisfação das mulheres em todos os domínios da escala e baixa adesão às boas práticas de atenção ao parto e nascimento, recomendadas atualmente.
Conclusão: As participantes se mostraram satisfeitas com a experiência. A limitação do processo educativo em saúde durante o pré-natal pode diminuir o discernimento e o julgamento crítico das parturientes.

Palavras-chave: Saúde da mulher. Parto. Satisfação do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-08-01

Como Citar

1.
Thais Marquezoni Ramos, Elenice Valentim Carmona, Talita Balaminut, Clara Fróes de Oliveira Sanfelice. Avaliação da satisfação de mulheres com trabalho de parto e parto em hospital de ensino. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1º de agosto de 2022 [citado 28º de março de 2024];43. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126334

Edição

Seção

Artigos Originais