Rotina do imprevisível: cargas de trabalho e saúde de trabalhadores de enfermagem de urgência e emergência

Authors

  • Suéllen Fortes de Lima Santos Mass
  • Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro
  • Arlíni Fátima dos Santos
  • Andressa de Andrade
  • Gianfábio Pimentel Franco
  • Susane Flôres Cosentino

Abstract

Objetivo: Conhecer as percepções dos profissionais de enfermagem de serviços de urgência e emergência quanto às cargas de trabalho e a relação com sua saúde.
Método: Estudo qualitativo descritivo realizado em dois setores de urgência e emergência do Sul do Brasil. Foram entrevistados 16 profissionais de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo.
Resultados: A primeira categoria temática evidenciou as cargas de trabalho no cotidiano dos profissionais, destacando Covid-19 como elemento recentemente incorporado à percepção da carga biológica. A carga psíquica é potencializada pelo estresse e sofrimento  rente aos óbitos, além das condições laborais adversas. A segunda categoria evidenciou a interface entre as cargas, a sobrecarga e a  saúde dos trabalhadores, destacando a importância da carga psíquica na saúde mental.
Conclusão: As cargas de trabalho são potencializadas pelas condições laborais e pela relação com o objeto de trabalho da profissão,
gerando sobrecarga e risco de adoecimento psíquico.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde do trabalhador. Serviços médicos de emergência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-07-04

How to Cite

1.
Suéllen Fortes de Lima Santos Mass, Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro, Arlíni Fátima dos Santos, Andressa de Andrade, Gianfábio Pimentel Franco, Susane Flôres Cosentino. Rotina do imprevisível: cargas de trabalho e saúde de trabalhadores de enfermagem de urgência e emergência. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2022 Jul. 4 [cited 2025 Apr. 29];43. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125653

Issue

Section

Artigos Originais