Rotina do imprevisível: cargas de trabalho e saúde de trabalhadores de enfermagem de urgência e emergência
Abstract
Objetivo: Conhecer as percepções dos profissionais de enfermagem de serviços de urgência e emergência quanto às cargas de trabalho e a relação com sua saúde.
Método: Estudo qualitativo descritivo realizado em dois setores de urgência e emergência do Sul do Brasil. Foram entrevistados 16 profissionais de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo.
Resultados: A primeira categoria temática evidenciou as cargas de trabalho no cotidiano dos profissionais, destacando Covid-19 como elemento recentemente incorporado à percepção da carga biológica. A carga psíquica é potencializada pelo estresse e sofrimento rente aos óbitos, além das condições laborais adversas. A segunda categoria evidenciou a interface entre as cargas, a sobrecarga e a saúde dos trabalhadores, destacando a importância da carga psíquica na saúde mental.
Conclusão: As cargas de trabalho são potencializadas pelas condições laborais e pela relação com o objeto de trabalho da profissão,
gerando sobrecarga e risco de adoecimento psíquico.
Palavras-chave: Enfermagem. Saúde do trabalhador. Serviços médicos de emergência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.