Atitudes frente ao comportamento suicida: o efeito de uma intervenção educativa em docentes universitários
Abstract
Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção educativa nas atitudes de docentes universitários frente ao comportamento suicida.
Métodos: Estudo experimental, que realizou uma intervenção educativa com 100 docentes universitários, divididos em dois grupos, controle e intervenção, desenvolvido em três momentos, a pré-avaliação, intervenção e pós avaliação, utilizando a Escala Eskin de Atitudes em Relação ao Suicídio (E-ATSS). As comparações pré e pós-intervenção no mesmo grupo foram realizadas a partir do Teste t pareado para amostras dependentes e Teste de Postos com
Sinais de Wilcoxon, e para comparações entre os grupos utilizou-se o Teste t pareado para amostras independentes e Teste U-Mann Whitney, nível de significância adotado foi de p <0,05.
Resultados: Observou-se mudança de atitude dos docentes nos dois domínios da escala suicídio como doença mental (p< 0,001) e punição após a morte (p< 0,001) cujas atitudes eram negativas na fase pré-avaliação. Para o grupo controle não foram evidenciadas modificações.
Conclusão: A intervenção educativa promoveu mudanças positivas de atitudes, com significativa alteração avaliada ao final da intervenção nos domínios: suicídio como doença mental e punição após a morte.
Palavras-chave: Atitude. Docentes. Suicídio. Comportamento. Capacitação de professores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.