Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem
Palavras-chave:
Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior.Resumo
Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula para
treino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem.
Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturado
para o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade pública
no sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019.
Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura,
processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação e
utilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratório
em relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logística
para a organização dos materiais e simuladores.
Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importante
contribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e os
docentes.
Palavras-chave: Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.
Educação em enfermagem. Educação superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.