Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem

Autores

  • Alessandra Vaccari
  • Gabriela Figueiredo Farias
  • Débora Schimitt Porto

Palavras-chave:

Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Educação superior.

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula para
treino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem.
Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturado
para o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade pública
no sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019.
Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura,
processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação e
utilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratório
em relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logística
para a organização dos materiais e simuladores.
Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importante
contribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e os
docentes.
Palavras-chave: Simulação. Destreza motora. Materiais de ensino. Tecnologia educacional.
Educação em enfermagem. Educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-01-21

Como Citar

1.
Vaccari A, Figueiredo Farias G, Schimitt Porto D. Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem: fortalecendo a aprendizagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21º de janeiro de 2020 [citado 27º de abril de 2025];41. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/99761