Nine equivalents of nursing manpower use score (nems): um estudo de seu processo histórico.

Autores

  • Simone Travi Canabarro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mariana Parode Bandeira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Kelly Stochero Velozo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Olga Rosária Eidt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Jefferson Pedro Piva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Pedro Celiny Ramos Garcia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Unidades de terapia intensiva, Escalas, Literatura de revisão como assunto

Resumo

Este estudo visa, por meio de uma revisão integrativa da literatura, descrever o percurso histórico dos escores de intervenções terapêuticas com ênfase no 

Nine Equivalents of Nursing Manpower Use Score  (NEMS) em Unidade de Terapia Intensiva. Foram utilizados os descritores “Unidades de terapia intensiva” e “escalas” para publicações entre 2000 e 2009. Foram selecionados “Nine Equivalents of Nursing Manpower Use Score” ou “NEMS”,  “Unidade de Terapia Intensiva”, “Therapeutic Intervention Scoring System-76”, “Therapeutic Intervention Scoring System-28 ou “ TISS- 28”. Selecionaram-se publicações das bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online  (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Dos 295 artigos capturados, 18 foram incluídos, sendo 55,5% em inglês. Os estudos abordam o NEMS (33,3%), Therapeutic Intervention Scoring System-76 (11,1%), TISS-28 (33,3%), entre outros. Pesquisas destacaram que o NEMS vem demonstrando ser uma ferramenta útil, operacional e sucinta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Travi Canabarro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Ms. em Enfermagem  Escola de Enfermagem -UFRGS. Profa. da Faculdade de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da PUCRS - FAENFI. Enfermeira, Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Faculdade de Medicina da PUCRS.

Mariana Parode Bandeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Faculdade de Medicina da PUCRS, Bolsista do CNPQ.

Kelly Stochero Velozo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da PUCRS - FAENFI, Bolsista de Iniciação Científica BPA/PUCRS.

Olga Rosária Eidt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora, Profa. titular da Faculdade de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da PUCRS - FAENFI. Enfermeira.

Jefferson Pedro Piva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor, Professor adjunto do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança (Mestrado/Doutorado) da Faculdade de Medicina da PUCRS. Médico chefe associado do Serviço de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS.

Pedro Celiny Ramos Garcia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor, Professor adjunto do Departamento de Pediatria e do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança (Mestrado/Doutorado) da Faculdade de Medicina da PUCRS. Médico chefe associado do Serviço de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ.

Downloads

Publicado

2011-01-27

Como Citar

1.
Canabarro ST, Bandeira MP, Velozo KS, Eidt OR, Piva JP, Garcia PCR. Nine equivalents of nursing manpower use score (nems): um estudo de seu processo histórico. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de janeiro de 2011 [citado 27º de abril de 2025];31(3):584. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/9390

Edição

Seção

Artigos de Revisão Integrativa