Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
Keywords:
Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.Abstract
Objetivo: Descrever ação de educação em saúde sobre alimentação saudável utilizando como estratégia o webquest e o blog com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública.
Método: Relato da atividade de educação em saúde realizada em 2014 com quatorze estudantes do 8º ano de escola pública. O “Blog da Alimentação Saudável” foi desenvolvido pelos estudantes utilizando a metodologia da webquest orientados pela enfermeira durante quatro períodos da disciplina de ciências.
Resultados: Em três grupos de trabalho os estudantes realizaram o webquest disponibilizado em site com as etapas introdução, tarefa, processos e recursos. O blog foi elaborado em site gratuito em resposta às questões do webquest. A avaliação dos estudantes destacou os aspectos positivos, as dificuldades e as recomendações para futuras atividades.
Conclusão: Essa tecnologia torna a busca pelo conhecimento participativa e ativa, além de ser um espaço de integração dos profissionais da saúde no ambiente escolar.
Palavras-chave: Enfermagem. Blogging. Educação em saúde. Saúde escolar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.