A família da criança com câncer: necessidades sócio-econômicas

Autores

  • Goreti Marques

Palavras-chave:

Efeitos psicossociais da doença. Família. Criança. Enfermagem

Resumo

Objetivos: Identificar as variáveis socio-econômicas que influenciam as famílias da criança com câncer.

Métodos: Pesquisa de natureza quantitativa, descritiva, correlacional, com 128 famílias de crianças com câncer. Foram utilizados três instrumentos: “Questionário de avaliação do impacto na família de crianças com câncer”, “Escala Satisfação do Suporte Social” e “Escala de Graffar”.

Resultados: As famílias revelam gastos econômicos acrescidos com a doença, ao nível dos deslocamentos para o hospital e da medicação.  A perda de rendimento por parte de um dos progenitores também agrava o impacto econômico da doença. As famílias com maiores necessidades de apoio e menor suporte social apresentam maior impacto econômico.

Conclusão: O suporte social assume um papel importante, no decrescimento das necessidades econômicas, incitadas pela doença. Os enfermeiros devem identificar as necessidades econômicas das famílias e tornar-se parte da rede de apoio das mesmas, sendo fonte de suporte para que as mesmas consigam fortalecer-se no cuidar.

Palavras-chave: Efeitos psicossociais da doença. Família. Criança. Enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-28

Como Citar

1.
Marques G. A família da criança com câncer: necessidades sócio-econômicas. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78323

Edição

Seção

Artigos Originais