Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira

Autores

  • Gregório Corrêa Patuzzi
  • Adrielle Priscilla Souza Lira
  • José Diego Marques Santos
  • Andrieli Oliveira Barros Reinisch
  • Aline Alves Veleda

Palavras-chave:

Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil.

Resumo

Objetivo: Discutir aprendizagens de estudantes brasileiros de graduação da área da saúde sobre saúde pública.

Método: Estudo descritivo, reflexivo, baseado em experiências de internacionalização do ensino, utilizando-se bases teóricas dos sistemas de saúde canadense e brasileiro para a construção de uma análise crítica sobre o fazer em saúde pública e o impacto da internacionalização para o ensino e a formação profissional.

Resultados: Existem similaridades teóricas e conceituais nos sistemas de saúde, no entendimento sobre determinantes sociais. No entanto, o uso dos determinantes mostra-se mais resolutivo no sistema canadense.

Conclusão: As aprendizagens sobre saúde pública em uma universidade canadense revelaram grande enfoque nos determinantes, permitindo a reflexão sobre os modelos de atenção à saúde brasileiros. Com esta experiência, pode-se levantar discussões nos espaços de ensino, refletindo o compromisso social do Programa Ciência sem Fronteiras e sua importância para a formação profissional.

Palavras-chave: Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-16

Como Citar

1.
Patuzzi GC, Lira APS, Santos JDM, Reinisch AOB, Veleda AA. Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de novembro de 2017 [citado 28º de março de 2024];38(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78042

Edição

Seção

Relato de Experiência