Democracia e participação cidadã: um debate sobre as práticas de educação em saúde

Autores

  • Eglídia Carla Figueirêdo Vidal
  • Klívia Regina De Oliveira Saraiva
  • Regina Claúdia Melo Dodt
  • Neiva Francenely Cunha Vieira
  • Maria Grasiela Teixeira Barroso

Palavras-chave:

Educação em saúde, Democracia, Participação cidadã.

Resumo

A democracia e a participação cidadã perpassam vários aspectos da vida e nas práticas de educação em saúde podem representar a conexão necessária à satisfação desta prática. Discute-se a democracia e a participação cidadã relacionadas aos discursos e práticas de educação em saúde nos serviços de saúde, estabelecendo duas categorias como itens de reflexão: 1)Democracia e cidadania; 2) Participação cidadã. O fortalecimento da capacidade do indivíduo tornar-se partícipe das decisões que lhe afetam deve ser uma das estratégias utilizadas pelos profissionais para viabilizar autonomia como elemento conducente à promoção da saúde. Para que a participação popular se consolide como ideal democrático é necessária uma postura profissional crítica, fundamentada na combinação de cidadania plena com liberdade, participação e igualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Figueirêdo Vidal EC, De Oliveira Saraiva KR, Melo Dodt RC, Cunha Vieira NF, Teixeira Barroso MG. Democracia e participação cidadã: um debate sobre as práticas de educação em saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 13º de novembro de 2008 [citado 26º de abril de 2025];29(3):475. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/6777

Edição

Seção

Artigos de Reflexão