Tempo decorrido do treinamento em parada cardiorrespiratória e o impacto no conhecimento teórico de enfermeiros

Autores

  • Vanderléia Morlin Bertoglio
  • Karina Azzolin
  • Emiliane Nogueira De Souza
  • Eneida Rejane Rabelo

Palavras-chave:

Parada cardíaca, Educação continuada em enfermagem, Capacitação profissional.

Resumo

Desenvolveu-se um estudo transversal com o objetivo de avaliar o conhecimento de enfermeiros referente ao atendimento em parada cardiorrespiratória (PCR), relacionando esses resultados com o tempo decorrido da capacitação. Estudo realizado em um hospital geral em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em julho e agosto de 2005. A amostra foi dividida em grupo 1 (33 enfermeiros de áreas com monitor cardíaco e desfibrilador) e grupo 2 (23 enfermeiros de áreas sem esses equipamentos). O grupo 1 apresentou maior número de acertos no reconhecimento de traçados eletrocardiográficos e 91% desta amostra reconheceu o algorítimo de fibrilação ventricular. O conhecimento do grupo 2 nas questões relativas ao atendimento básico foi de 85%. Demonstrou-se que em ambos os grupos avaliados o treinamento em PCR foi efetivo. Estratégias de educação continuada devem ser incentivadas e mantidas sistematicamente para garantir o melhor desempenho da equipe.

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Como Citar

1.
Morlin Bertoglio V, Azzolin K, Nogueira De Souza E, Rejane Rabelo E. Tempo decorrido do treinamento em parada cardiorrespiratória e o impacto no conhecimento teórico de enfermeiros. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 13º de novembro de 2008 [citado 26º de abril de 2025];29(3):454. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/6774

Edição

Seção

Artigos Originais