Didática em saúde: representações de graduandos em Enfermagem e utilização de metodologia inovadora de ensino

Autores

  • Edvane Birelo Lopes De Domenico Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP
  • Maria Clara Cassuli Matheus Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Ensino

Resumo

Os objetivos do estudo foram: analisar as representações a respeito das relações entre a prática da Enfermagem e a Educação, revelar expectativas referentes à disciplina Fundamentos, Métodos e Técnicas de Ensino e avaliar o uso do Método de Projetos. Método: pesquisa de avaliação, de natureza qualitativa, realizada entre abril e junho de 2007, com estudantes da primeira série de um Curso de Graduação em Enfermagem. Os dados foram analisados com as referencias das Representações Sociais e dos postulados construtivistas. Os estudantes revelaram que suas expectativas de aprendizado relacionavam-se aos conteúdos de didática, comunicação humana e processo ensino-aprendizagem.  O emprego do Método de Projetos foi avaliado como capaz de proporcionar dinamismo às aulas, interesse pelo conteúdo e capacidade de associação teoria e prática, favorecendo a compreensão do binômio educar/cuidar. Concluiu-se que os conteúdos de didática em saúde são capazes de gerarem interesse nos estudantes, principalmente quando uma metodologia inovadora é empregada.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvane Birelo Lopes De Domenico, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

Profª Adjunta na Disciplina Fundamentos de Enfermagem e Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem,EPE, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, Brasil

Maria Clara Cassuli Matheus, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

Profª Adjunta na Disciplina Fundamentos de Enfermagem e Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem,EPE, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2010-01-08

Como Citar

1.
De Domenico EBL, Matheus MCC. Didática em saúde: representações de graduandos em Enfermagem e utilização de metodologia inovadora de ensino. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 8º de janeiro de 2010 [citado 16º de abril de 2024];30(3):413. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/6494

Edição

Seção

Artigos Originais