Educação permanente nos serviços de saúde: atividades educativas desenvolvidas no estado de Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Roseni Rosângela de Sena Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria José Cabral Grillo Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lizziane d'Ávila Pereira Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Stephanie Marques Moura Franco Belga Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruna Dias França Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Poliana de Freitas Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação continuada, Políticas públicas, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar atividades educativas desenvolvidas no estado de Minas Gerais, Brasil, consideradas como Educação Permanente em Saúde.
Método: Baseado em um estudo de natureza mista, de abordagem quanti-qualitativa, com 492 Secretarias Municipais de Saúde. A coleta de dados ocorreu entre março e outubro de 2014, via questionário online. Os dados foram tabulados no software Excel. Para a análise dos dados,
utilizou-se a análise de conteúdo temática e a análise estatística descritiva. O estudo foi aprovado sob o parecer 22830812.5.0000.5149.
Resultados: Emergiram nove categorias: tipo de prática, temática, metodologia, recurso tecnológico, motivo, nível de atenção, público, financiamento e status da prática descrita. As práticas não guardam relação exclusiva com um tipo de concepção pedagógica. Por outro lado, foram constatados temas ancorados no trabalho, sendo o diagnóstico dos problemas cotidianos visto como motivação para a sua realização, princípios estes que caracterizam a Educação Permanente em Saúde.
Conclusão: Em alguns municípios, a educação permanente está sendo incorporada no cotidiano dos serviços de saúde.
Palavras-chave: Educação continuada. Políticas públicas. Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Roseni Rosângela de Sena, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Emérita da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem. 

Maria José Cabral Grillo, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Pró-reitora de Recursos Humanos na UFMG. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Lizziane d'Ávila Pereira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem. 

Stephanie Marques Moura Franco Belga, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem. 

Bruna Dias França, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Discente no Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem. 

Camila Poliana de Freitas, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Discente no Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem. 

Publicado

2017-06-09

Como Citar

1.
de Sena RR, Grillo MJC, Pereira L d’Ávila, Belga SMMF, França BD, Freitas CP de. Educação permanente nos serviços de saúde: atividades educativas desenvolvidas no estado de Minas Gerais, Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 9º de junho de 2017 [citado 29º de março de 2024];38(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/64031

Edição

Seção

Artigos Originais