A Teoria da dádiva e o cuidar

Autores

  • Sheyla Gomes Pereira de Almeida Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raimunda Medeiros Germano Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Enferamgem, Comunicação, Relações interpessoais

Resumo

A presente reflexão trata das relações interpessoais estabelecidas entre pacientes e equipe de enfermagem, enfocando a conformação dos vínculos gerados nesse relacionamento; tendo como aporte teórico a Teoria da dádiva, de Marcel Mauss. Destaca-se a importância da interação pessoa/pessoa como o principal constituinte da estrutura na qual se apóiam ações desenvolvidas pelos profissionais da saúde, suscitando disponibilidade para desenvolver o relacionamento interpessoal, com o intuito de facilitar o bom desempenho nos cuidados prestados, transcendendo, inclusive, as questões técnicas. Com base na Teoria da dádiva, depreende-se a existência da circulação de bens simbólicos entre a equipe de enfermagem e os pacientes, na atenção à saúde, requerendo dos profissionais posturas humanitárias, as quais serão traduzidas em gestos, comportamento e atitudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheyla Gomes Pereira de Almeida, Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira; Docente da Escola de Enfermagem de Natal-UFRN; Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem/UFRN.

Raimunda Medeiros Germano, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira; Doutora em Educação pela UNICAMP; Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem/UFRN; Docente do PGENF/UFRN.

Downloads

Publicado

2009-11-10

Como Citar

1.
Almeida SGP de, Germano RM. A Teoria da dádiva e o cuidar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 10º de novembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];30(2):338. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/6104

Edição

Seção

Artigos de Reflexão