Foi/não foi tudo o que pensava: facilidades e dificuldades após o transplante renal
Palavras-chave:
Insuficiência Renal Crônica, Transplante de rim, Pesquisa qualitativa, Acontecimentos que mudam a vida, Enfermagem.Resumo
Objetivo: Conhecer as facilidades e as dificuldades que as pessoas com doença renal crônica vivenciam após o transplante renal.
Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo, realizado com 20 pessoas transplantadas renais em um município do Sul do Brasil, de maio a julho de 2013. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, analisadas conforme a técnica dos incidentes críticos.
Resultados: As principais facilidades foram apresentadas na categoria “Aproximação do viver ‘normal’: facilidades decorrentes do transplante renal”, estando relacionadas à libertação da diálise, à restrição alimentar e hídrica, entre outras. As dificuldades foram apresentadas na categoria “Permanência da condição crônica e a necessidade de cuidados”.
Considerações finais: As facilidades e as dificuldades dependem da vivência de cada pessoa. Os profissionais da saúde necessitam entender e promover ações de saúde que favoreçam a singularidade e o contexto do transplantado renal.
Palavras-chave: Insuficiência renal crônica. Transplante de rim. Acontecimentos que mudam a vida. Enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.