Motivos e consequências da baixa adesão às precauções padrão pela equipe de enfermagem

Autores

  • Janete Silva Porto "Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP"
  • Maria Helena Palucci Marziale "Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP"

Palavras-chave:

Precauções Padrão, Saúde Ocupacional, Equipe de Enfermagem

Resumo

As precauções padrão (PP) são recomendações para prevenir infecções e proteger os trabalhadores de saúde durante a prestação de cuidados. Porém, constata-se baixa adesão a estas recomendações.
Objetivo: Analisar os motivos e as consequências da baixa adesão às PP pela equipe de enfermagem.
Método: Revisão integrativa da literatura, busca em sete bases de dados, período de 2005 a 2014.
Resultados: 30 artigos foram selecionados para análise. Os motivos da baixa adesão evidenciados relacionam-se a práticas deficitárias de educação permanente, comportamentos de risco de trabalhadores, provisão de material e equipamentos de proteção inadequados e condições de trabalho inadequadas. As consequências são os acidentes e as doenças do trabalho. Os estudos de intervenção são escassos e limitam-se à educação dos profissionais.
Conclusões: A baixa adesão às PP está vinculada a aspectos individuais dos trabalhadores e às instituições empregadoras e formadoras. As estratégias de intervenção realizadas mostram-se pouco eficientes por focar apenas o trabalhador.
Palavras-chave: Precauções padrão. Precauções universais. Saúde ocupacional. Prevenção de acidentes. Equipe de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Silva Porto, "Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP"

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Doutoranda no Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Área: saúde do trabalhador

Maria Helena Palucci Marziale, "Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP"

Professora do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Red  Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional - REDENSO.

Publicado

2016-05-04

Como Citar

1.
Porto JS, Marziale MHP. Motivos e consequências da baixa adesão às precauções padrão pela equipe de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de maio de 2016 [citado 18º de abril de 2024];37(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/57395

Edição

Seção

Artigos de Revisão Integrativa