Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty como referencial teórico-filosófico numa pesquisa de ensino em enfermagem

Autores

  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucia Hisako Takase Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Filosofia. Pesquisa qualitativa. Educação. Enfermagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever o referencial teórico-filosófico utilizado para o desenvolvimento de pesquisa qualitativa que se constituiu na tese de doutorado: “Significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro(a) no ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem à luz da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty”. Essa abordagem possibilitou buscar subsídios para os questionamentos decorrentes da vivência, pois o filósofo reconhece o corpo inserido no mundo como constituição da subjetividade e expressividade da fala. Conforme o referencial merleaupontyano, é possível compreender a linguagem como gestualidade e expressividade do corpo nas vivências perceptivas do outro quando se realizam entrevistas com os participantes. Os resultados apontam a importância da fenomenologia, pois auxiliou as pesquisadoras a descobrirem os seus próprios caminhos, conhecerem os sentimentos, comportamentos, as relações com o outro no mundo dinâmico em constante transformação que dialoga e faz conexão com a vida. Descritores: Filosofia. Pesquisa qualitativa. Educação. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. (UFSM), Santa Maria, RS. Área de atuação: Enfermagem no Cuidado ao Adulto em Situações Críticas de Vida (Saúde Mental/Psiquiatria); Sensibilidade na Educação/Ensino/ Formação em Enfermagem e Saúde; Cuidado Humano Sensível. Membro do Grupo de Estudos sobre Cuidado, Saúde e Enfermagem na UFSM e Membro do Grupo de Estudos sobre Cuidados de Saúde de Pessoas Idosas -GESPI/PEN - UFSC, Brasil.

Lucia Hisako Takase Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. Líder do Grupo de Estudos sobre Cuidados de Saúde de Pessoas Idosas -GESPI/PEN - UFSC, Brasil.

Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido – GRUPESMUR/PEN-UFSC, Brasil

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem, Professora Titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. , Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e Saúde – GEPADES/PEN/UFSC, Brasil.

Downloads

Publicado

2010-01-06

Como Citar

1.
Gomes Terra M, Hisako Takase Gonçalves L, Kotzias Atherino dos Santos E, Lorenzini Erdmann A. Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty como referencial teórico-filosófico numa pesquisa de ensino em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6º de janeiro de 2010 [citado 11º de agosto de 2025];30(3):547. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4163

Edição

Seção

Relato de Experiência