Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty como referencial teórico-filosófico numa pesquisa de ensino em enfermagem
Palavras-chave:
Filosofia. Pesquisa qualitativa. Educação. Enfermagem.Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever o referencial teórico-filosófico utilizado para o desenvolvimento de pesquisa qualitativa que se constituiu na tese de doutorado: “Significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro(a) no ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem à luz da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty”. Essa abordagem possibilitou buscar subsídios para os questionamentos decorrentes da vivência, pois o filósofo reconhece o corpo inserido no mundo como constituição da subjetividade e expressividade da fala. Conforme o referencial merleaupontyano, é possível compreender a linguagem como gestualidade e expressividade do corpo nas vivências perceptivas do outro quando se realizam entrevistas com os participantes. Os resultados apontam a importância da fenomenologia, pois auxiliou as pesquisadoras a descobrirem os seus próprios caminhos, conhecerem os sentimentos, comportamentos, as relações com o outro no mundo dinâmico em constante transformação que dialoga e faz conexão com a vida. Descritores: Filosofia. Pesquisa qualitativa. Educação. Enfermagem.Downloads
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Publicado
2010-01-06
Como Citar
1.
Gomes Terra M, Hisako Takase Gonçalves L, Kotzias Atherino dos Santos E, Lorenzini Erdmann A. Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty como referencial teórico-filosófico numa pesquisa de ensino em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 6º de janeiro de 2010 [citado 11º de agosto de 2025];30(3):547. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4163
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
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