Indicadores para reestruturação do currículo de graduação em enfermagem: expectativas dos profissionais e apreciação do currículo por ex-alunos

Autores

  • Maria Solange Guarino Tavares
  • Márcia Caron Ruffino
  • Branca Maria de Oliveira Santos
  • Lizete Diniz Ribas Casagrande

Palavras-chave:

Currículo de Enfermagem, Habilitação

Resumo

Para orientar a reestruturação curricular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, foram utilizados como indicadores: 1) levantamento das expectativas dos profissionais de enfermagem quanto à profissão, funções, outros membros da equipe e docentes da Escola; 2) apreciação do currículo por esses profissionais (ex-alunos). Foram consultados 115 enfermeiros de 5 hospitais gerais de Ribeirão Preto. A categorização das respostas ao questionário aplicado permite afirmar que a função assistencial é mais enfatizada; as expectativas do indivíduo enquanto aluno se modificam com o exercício da profissão; 60% dos entrevistados consideram adequado o conteúdo das disciplinas de Graduação e 69,4% consideram dispensáveis às habilitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Guarino Tavares MS, Caron Ruffino M, de Oliveira Santos BM, Diniz Ribas Casagrande L. Indicadores para reestruturação do currículo de graduação em enfermagem: expectativas dos profissionais e apreciação do currículo por ex-alunos. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 11º de junho de 2008 [citado 26º de abril de 2025];9(1):36. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/3788

Edição

Seção

Pesquisas