A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE A ASSISTÊNCIA AO PARTO DOMICILIAR PLANEJADO

Autores

  • Tatianne Cavalcanti Frank Universidade Estadual de Enfermagem
  • Sandra Marisa Pelloso Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Parto Humanizado, Profissionais de Saúde, Parto Domiciliar

Resumo

Estudo qualitativo com objetivo de compreender a percepção dos profissionais no acompanhamento do parto domiciliar planejado. Foram entrevistados oito profissionais que atuaram em partos domiciliares, em Cascavel/PR. A análise revelou que o domicílio, enquanto local de assistência, possibilita o protagonismo da mulher e da família pela tranquilidade, calma e autonomia. O ambiente é seguro quando se segue requisitos como baixo risco gestacional, avaliação adequada, no decorrer da evolução do parto, presença de materiais adequados, rede transdisciplinar e local pré-definido para encaminhamentos. Os profissionais apontam, ainda, como fundamental, a participação familiar no processo. Conclui-se que o parto domiciliar é uma excelente estratégia para transformar e melhorar a qualidade da atenção obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatianne Cavalcanti Frank, Universidade Estadual de Enfermagem

Enfermeira Especialista em Obstetrícia pela UFSC. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Sandra Marisa Pelloso, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira Especialista em Obstetrícia. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2013-03-21

Como Citar

1.
Frank TC, Pelloso SM. A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE A ASSISTÊNCIA AO PARTO DOMICILIAR PLANEJADO. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 21º de março de 2013 [citado 26º de abril de 2025];34(1):22-9. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/22441

Edição

Seção

Artigos Originais