Prevenção da violência em crianças e adolescentes: desenvolvimento e validação de um jogo educativo
Resumo
Objetivo: Desenvolver e validar um jogo educativo direcionado para a prevenção da violência em crianças e adolescentes.
Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, realizada entre abril e agosto de 2023. Para o desenvolvimento do jogo, inicialmente, foram realizadas duas oficinas com 19 crianças e adolescentes, com idades entre dez e 14 anos, participantes de um projeto social emuma comunidade de uma cidade de médio porte do Centro-Oeste paulista. As oficinas iniciaram-se com a exibição do curta-metragem LOU (Disney Pixar®), seguidas de atividades expressivas, como desenhos e escrita, além de uma discussão em grupo sobre o tema abordado. O jogo foi desenvolvido por um grupo de pesquisa composto por estudantes de graduação e pós-graduação, com base nos dados coletados em oficinas realizadas com o público-alvo e narevisão da literatura da área. Esse processo destacou os diferentes tipos de violência, reflexões e experiências compartilhadas pelos participantes, que contribuíram diretamente para a definição das regras, personagens, narrativa, dinâmica e conteúdo do jogo. A validação ocorreu com a participação de 12 juízes especialistas, e o índice de validação de conteúdo foi utilizado para medir a concordância entre os avaliadores.
Resultados: O jogo de cartas intitulado “Pazear: por um mundo sem violência” foi desenvolvido e validado, alcançando Índice de Validação de Conteúdo de 0,99 na segunda rodada de validação, indicando significativa concordância entre os juízes.
Conclusão: O jogo educativo foi considerado validado por juízes experts e mostrou-se uma ferramenta interativa e envolvente, com potencial para prevenir a violência em crianças e adolescentes.
Descritores: Violência; Educação em Saúde; Criança; Adolescente; Jogos e Brinquedos; Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.