Erros na administração de insulinas relatados por pessoas com diabetes mellitus no domicílio
Resumo
Objetivo: identificar os erros relacionados à administração de insulina relatados por pessoas com diabetes mellitus no domicílio.
Método: estudo transversal realizado em um serviço de endocrinologia em Fortaleza, de agosto de 2022 a fevereiro de 2023. Participaram 106 pessoas com diabetes mellitus usuárias de insulina. Utilizou-se um formulário com 52 itens com dados sociodemográficos, clínicos e sobre a autoadministração de insulina no domicílio, preenchido por meio de entrevista. Para testar a associação entre as variáveis com o desempenho (desfecho), realizou-se o teste doqui-quadrado de Pearson (p≤0,05) e odds ratio.
Resultados: os principais erros identificados foram: não saber o tempo correto de administrar insulinas antes das refeições (51,9%), não retirar as insulinas da geladeira antes da administração (61,3%), não realizar desinfecção da borracha dos frascos ou canetas (55,7%), não retirar as bolhas das seringas (51,9%) e reutilizar agulhas (77,4%). Pessoas com idade >60 anos, com comorbidade, dislipidemia, hipertensão e em uso de insulinas humanas apresentam associação significativa (p≤0,05) com o desempenho insatisfatório.
Conclusão: identificaram-se como erros: desconhecimento sobre tempo correto de administração de insulinas, não retirar a insulina da geladeira antes da aplicação, não realizara desinfecção da borracha dos frascos, não retirar as bolhas das seringas e reutilizar agulhas.
Descritores: Diabetes mellitus; Insulina; Autoadministração; Administração de terapia medicamentosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.