Racismo obstétrico sofrido pelas mulheres negras na assistência pré-natal e ao parto: um estudo qualitativo

Autores

  • Juliana Cristina Nascimento Guimarães
  • Adriana Lenho de Figueiredo Pereira
  • Juliana Amaral Prata
  • Diana da Silva Gonçalves

Resumo

Objetivo: descrever o racismo obstétrico sofrido pelas mulheres negras a partir de suas percepções e experiências na assistência pré-natal e ao parto.
Método: estudo qualitativo descritivo realizado entre fevereiro e maio de 2021. Participaram 22 mulheres negras que residiam nos municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Salvador, cujo parto normal ou cesariana ocorreu durante o primeiro ano da COVID-19. Estas mulheres foram recrutadas pelas redes sociais. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas por videoconferência e/ou videochamada. A Análise Temática e referências sobre o racismo na atenção obstétrica orientaram o processo analítico.
Resultados: as participantes sofreram violências, maus-tratos, negligências, discriminações raciais e preconceitos durante a assistência pré-natal e ao parto, causando experiências negativas em relação ao atendimento dos serviços públicos e privados. As mulheres negras adotaram estratégias frente ao racismo obstétrico: busca pelas maternidades diferenciadas das unidades de referência, mudança do profissional e/ou do serviço da saúde suplementar e contratação de profissionais para o parto.
Conclusão: o racismo obstétrico se manifesta como violências, discriminações e preconceitos
sofridos pelas mulheres negras durante a assistência pré-natal, ao parto e ao pós-parto. O enfrentamento do racismo requer ações coletivas e colaborativas dos segmentos políticos, assistenciais, profissionais e educacionais da saúde.
Descritores: Racismo; Cuidado pré-natal; Parto; Assistência obstétrica; Enfermagem; COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-03-12

Como Citar

1.
Nascimento Guimarães JC, Lenho de Figueiredo Pereira A, Amaral Prata J, da Silva Gonçalves D. Racismo obstétrico sofrido pelas mulheres negras na assistência pré-natal e ao parto: um estudo qualitativo . Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 12º de março de 2025 [citado 29º de agosto de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/146300

Edição

Seção

Artigos Originais