Ressignificação do conceito de promoção da saúde por docentes de enfermagem
Abstract
Objetivo: analisar a ressignificação do conceito de Promoção da Saúde por docentes de Enfermagem.
Método: pesquisa-ação, aliada à abordagem histórico-cultural de Vigotski, desenvolvida com professoras do curso de graduação em Enfermagem, de uma universidade estadual, em 2023.
Os dados foram produzidos durante curso de extensão proposto, gravando e transcrevendo as discussões ocorridas em cinco encontros sobre o tema. A análise temática levou a quatro temas: Conceitos de promoção da saúde: ressignificações; Contradições entre o ensino de promoção da saúde e a prática do enfermeiro no serviço; Ensino de promoção da saúde na graduação; Percepção das participantes sobre sua transformação.
Resultados: promoção da saúde como sinônimo de prevenção e ações pontuais de saúde inicialmente emergiram. Durante as discussões, a ressignificação do conceito de promoção da saúde foi demonstrada na apresentação de elementos do conceito, como princípios e diretrizes, bem como nas discussões sobre a presença dos modelos comportamentalistas e da pedagogia crítica na promoção da saúde.
Conclusão: as ressignificações observadas inferem a necessidade de revisão, reorganização e transformação do ensino a partir da apropriação do conceito de promoção da saúde, com o uso de metodologias e estratégias de ensino inovadoras que permitam avançar, nesse contexto, no curso de graduação em Enfermagem.
Descritores: Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Ressignificação; Ensino de Enfermagem; Docentes de Enfermagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.