Efeito da intervenção educativa TIV-Disinfect em unidades de internação pediátrica: estudo quase-experimental
Resumo
Objetivo: Verificar o efeito da intervenção educativa TIV-Disinfect (Terapia IntravenosaDesinfetar) no conhecimento de profissionais de enfermagem de Unidades de Internação Pediátrica.
Método: Estudo quase-experimental, com amostra dependente de 65 profissionais de enfermagem de Unidades de Internação Pediátrica. Utilizou-se questionário com questões objetivas quanto a desinfecção de dispositivos venosos, aplicado como pré e pós-teste. Coleta realizada em dois Hospitais Públicos do Sul do Brasil, entre abril e julho de 2022. Para análise de dados, utilizou-se estatística descritiva e teste de McNemar.
Resultados: Verificou-se diferença estatisticamente significativa entre o pré e o pós-teste quanto às variáveis sobre desinfecção passiva, desinfetantes e materiais recomendados, fricção e secagem. Notou-se frequência menor de alternativas incorretas após a intervenção.
Conclusão: A intervenção educativa teve efeito positivo. Observou-se melhores resultados no conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do saber sobre desinfecção de dispositivos venosos, assim como permitiu reforçar conhecimentos já consolidados dos profissionais. Esta intervenção pode ser utilizada como ferramenta para atualização e/ou formação continuada de profissionais de enfermagem, visando a segurança do paciente pediátrico e da prática assistencial.
Descritores: Desinfecção. Enfermagem pediátrica. Infecções relacionadas a cateter. Cateterismo venoso central. Cateterismo periférico. Educação em enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.