Repercussão da pandemia da COVID-19 na vida e trabalho de técnicos de enfermagem em UTI
Resumen
Objetivo: Investigar a repercussão da pandemia da COVID-19 nas dimensões pessoais e sua relação com o contexto laboral dos técnicos de enfermagem que atuaram em unidades de terapia intensiva.
Método: Pesquisa transversal de natureza mista (paralelo convergente). Participaram 229 técnicos de enfermagem de unidades de terapia intensiva que responderam um questionário.
O estudo foi realizado com auxílio do software IRaMuTeQ para verificação lexicográfica e análise de similitude do corpus e o software Minitab 19 para comparação entre médias e regressão logística.
Resultados: Verificou-se que a maior repercussão na vida dos técnicos de enfermagem foi o medo. Os profissionais apresentaram estresse e ansiedade que se configuraram como desdobramento do medo de contaminação pelo Coronavírus e disseminação para familiares.
Conclusão: A pandemia afetou de formas distintas o cotidiano de vida pessoal dos técnicos de enfermagem, inseridos no mesmo contexto laboral.
Descritores: Pandemias. COVID-19. Condições de trabalho. Saúde ocupacional. Enfermagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.