Mensagens telefônicas frente às medidas preventivas contra COVID-19

Autores

  • Vinicius Lino de SouzaNeto
  • Camila Takao Lopes
  • Alba Lucia Bottura Leite de Barros
  • Mônica Taminato
  • Vinícius Batista Santos
  • Juliana de Lima Lopes

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências de validade de conteúdo de mensagens telefônicas frente as medidas preventivas contra a COVID-19.
Método: Estudo metodológico, em que as mensagens contendo texto e imagem foram desenvolvidas por meio de uma revisão narrativa de literatura e que tiveram seu conteúdo avaliado por oito juízes em relação a clareza, pertinência prática, relevância teórica e vocabulário. Calculou-se o índice de validade de conteúdo (IVC), e considerou-se com adequadas evidências de validade, as mensagens que alcançaram índices acima de 90%. Resultados: Foram desenvolvidas 18 mensagens de texto/imagens contendo informações sobre a COVID-19, higienização das mãos, uso e manuseio das máscaras e a importância do distanciamento social. Após a segunda rodada de avaliação obteve-se um índice de validade de conteúdo acima de 90% em todos os indicadores avaliados.
Conclusão: As mensagens telefônicas foram desenvolvidas e apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo.
Descritores: COVID-19. Prevenção de doenças. Envio de mensagens de texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-07-12

Como Citar

1.
Lino de SouzaNeto V, Takao Lopes C, Bottura Leite de Barros AL, Taminato M, Batista Santos V, de Lima Lopes J. Mensagens telefônicas frente às medidas preventivas contra COVID-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 12º de julho de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133943

Edição

Seção

Artigos Originais