Melhoria de qualidade no paradigma da ciência da implementação em programas profissionais: revisão de escopo

Autores

  • Bruna Luísa Melo de Aquino Lemos Corrêa
  • Rosimere Ferreira Santana
  • Greiciane da Silva Rocha
  • Tatiany Marques Bandeira
  • Thalita Gomes do Carmo
  • Ana Carolina Siqueira de Carvalho

Resumo

Objetivo: Mapear o conhecimento referente a Melhoria de Qualidade no paradigma da ciência da implementação na educação de pós-graduação em enfermagem de programas profissionais.
Método: Trata-se de revisão de escopo, realizada de outubro a dezembro de 2021, seguindo os pressupostos estabelecidos pelo Joanna Briggs Institute e pelo protocolo PRISMA-ScR.
Resultados: Foram selecionados 18 estudos. Sendo, 7 artigos (38,8 %) sobre as estratégias de implementação e de desenvolvimento de projetos de Melhoria de Qualidade para estudantes de pós-graduação em enfermagem.Os estudos incluídos fazem ênfase à Melhoria de
Qualidade como estratégia metodológica capaz de captar uma problemática da prática, a ser resolvida sem perder o rigor científico e destaca a importância de obter habilidades de Melhoria de Qualidade nos programas profissionais.
Conclusão: A ciência da implementação e os projetos de Melhoria da Qualidade avançam nos programas profissionais, para aprimorar e desenvolver os cuidados de saúde com qualidade.
Palavras-chave: Melhoria de qualidade. Educação de pós-graduação. Ciência da implementação. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-06-29

Como Citar

1.
Melo de Aquino Lemos Corrêa BL, Ferreira Santana R, da Silva Rocha G, Marques Bandeira T, Gomes do Carmo T, Siqueira de Carvalho AC. Melhoria de qualidade no paradigma da ciência da implementação em programas profissionais: revisão de escopo. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133578

Edição

Seção

Artigos Originais