A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem

Autores/as

  • Mateus Casanova Santos Anhanguera Educacional
  • Maria Cecícila Lorea Leite Universidade Federal de Pelotas
  • Rita Maria Heck Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Enfermagem. Simulação. Educação. Acupuntura.

Resumen

O presente estudo situa a discussão sobre a possibilidade emergente da inserção dos conhecimentos oriundos da acupuntura como contribuição para as práticas pedagógicas do ensino clínico simulado da graduação em enfermagem. O trabalho reflexivo emergiu como um recorte do projeto de dissertação “Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação – Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas”. A relação integral entre o homem e a natureza desenvolvida na acupuntura emerge neste estudo como discussões e como uma sugestão potencial enquanto ferramenta pedagógica para a simulação clínica da enfermagem. Nesta reflexão, certifica-se que há a necessidade de desenvolver este recurso pedagógico com vistas a ampliar o ensino da simulação clínica em enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mateus Casanova Santos, Anhanguera Educacional

Enfermeiro Especialista em Saúde Coletiva e em Acupuntura e Eletroacupuntura, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Docente do Curso de Enfermagem da Fauldade Anhanguera Educacional Pelotas, RS, Brasil.

Maria Cecícila Lorea Leite, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPel.

Rita Maria Heck, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFPel.

Publicado

2011-07-18

Cómo citar

1.
Santos MC, Leite MCL, Heck RM. A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18 de julio de 2011 [citado 27 de abril de 2025];32(1):185. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13297

Número

Sección

Artigos de Reflexão