Vivências de irmãos de crianças com doenças crônicas reveladas pelo brinquedo terapêutico dramático

Autores

  • Marcela Astolphi Souza
  • Edmara Bazoni Soares Maia
  • Circéa Amália Ribeiro
  • Luciana de Lione Melo

Resumo

Objetivo: Compreender por meio do brinquedo terapêutico dramático, vivências de irmãos de crianças com doenças crônicas.
Método: Estudo fenomenológico heideggeriano, realizado com 12 irmãos de crianças com doenças crônicas, com idades entre três e 11 anos, acompanhadas em hospital público de ensino, no interior do estado de São Paulo. As entrevistas fenomenológicas foram audiogravadas e mediadas por sessões de brinquedo terapêutico dramático; posteriormente, interpretadas a partir do referencial filosófico hedeggeriano e literatura temática.
Resultados: Os irmãos demonstraram que são tocados afetivamente no modo da tristeza, saudade e carinho em relação à criança doente e, pelas ocupações diárias impostas pela doença.
Conclusão: O brinquedo terapêutico dramático possibilitou que os irmãos de crianças com doenças crônicas expusessem suas vivências permeadas pelas limitações da doença crônica da criança. Instituir ações para a inclusão do irmão durante a assistência de enfermagem à criança com doença crônica faz-se urgente para melhoria da sua qualidade.

Palavras-chave: Irmãos. Doença crônica. Pesquisa qualitativa. Jogos e brinquedos. Enfermagem pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-19

Como Citar

1.
Marcela Astolphi Souza, Edmara Bazoni Soares Maia, Circéa Amália Ribeiro, Luciana de Lione Melo. Vivências de irmãos de crianças com doenças crônicas reveladas pelo brinquedo terapêutico dramático. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de abril de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131923

Edição

Seção

Artigos Originais