Fatores maternos e neonatais associados à reinternação hospitalar de recém-nascidos de mães adolescentes

Autores

  • Camila Amthauer
  • Maria Luzia Chollopetz da Cunha

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores maternos e neonatais de recém-nascidos de mães adolescentes associados à reinternação hospitalar no período neonatal.
Método: Estudo quantitativo transversal, retrospectivo e analítico, com 489 recém-nascidos de mães adolescentes, nascidos em 2019 e 2020 em um hospital público de alta complexidade, localizado na região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma query e analisados no software SPSS utilizando os testes qui-quadrado ou exato de Fisher. Para controle de fatores confundidores, empregou-se o modelo multivariado de Regressão de Poisson.
Resultados: A prevalência de reinternação hospitalar de recém-nascidos de mães adolescentes foi de 9,2%, principalmente por condições respiratórias, sendo o diagnóstico de bronquiolite aguda o mais prevalente, com 22,3%.
Conclusão: A reinternação hospitalar neonatal esteve associada à prematuridade, ao Apgar 1º minuto <7 e à procedência da mãe.

Palavras-chave: Recém-nascido. Nascimento prematuro. Gravidez na adolescência. Enfermagem neonatal. Unidades de terapia intensiva neonatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-03-27

Como Citar

1.
Camila Amthauer, Maria Luzia Chollopetz da Cunha. Fatores maternos e neonatais associados à reinternação hospitalar de recém-nascidos de mães adolescentes. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 27º de março de 2023 [citado 18º de abril de 2024];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/131171

Edição

Seção

Artigos Originais