Construção e validação de um vídeo educativo sobre o banho de imersão do recém-nascido
Abstract
Objetivo: Construir e validar um vídeo educativo sobre o banho de imersão do recémnascido.
Método: Pesquisa metodológica, de produção tecnológica, desenvolvida nas fases: préprodução, produção e pós-produção no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2022, validado por enfermeiros doutores,profissionais da área da comunicação social, equipe de enfermagem, puérperas e familiares. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar concordância entre juízes e público-alvo e Alfa de Cronbrach a confiabilidade dos itens.
Resultados: O vídeo tem oito minutos e 34 segundos e foi organizado emantes, durante e após o banho. Roteiro/script e storyboard avaliados quanto ao objetivo, conteúdo, relevância, ambiente, linguagem verbal e inclusão de tópicos e vídeo quanto a funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente e procedimento, todos alcançaram índices iguais ou maiores a 0,80.
Conclusão: O vídeo apresenta potencial tecnológico para ser utilizado durante ações de educação emsaúde e práticas de educação permanente.
Palavras-chave: Banhos. Recém-nascido. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Filme e vídeo educativo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.