Hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico: validação de conteúdo e usabilidade

Autores

  • Francisco Mayron Morais Soares
  • Kirley Kethellen Batista Mesquita
  • Igor Cordeiro Mendes
  • Rodrigo da Silva Nunes
  • João de Deus de Araújo Filho
  • Luciana Mara Monti Fonseca
  • Gilson Vasconcelos Torres
  • Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Resumo

Objetivo: Validar o conteúdo e usabilidade de hipermídia educativa sobre acolhimento e classificação de risco obstétrico.
Métodos: Estudo metodológico, desenvolvimento pelo modelo de design instrucional básico, realizado em cinco etapas. Participaram 22 juízes para validar conteúdo e usabilidade. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo a System Usability Scale e o teste binomial.
Resultados: No conteúdo obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,96 e para e usabilidade obteve-se 91,9. Na avaliação global, todos os requisitos obtiveram 0,98 de índice.
Conclusão: A hipermídia educativa desenvolvida apresenta evidência de validade e se constitui como recurso inovador para o processo de ensino e aprendizagem em Enfermagem.

Palavras-chave: Complicações na gravidez. Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Estudo de validação.

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Publicado

2022-10-19

Como Citar

1.
Francisco Mayron Morais Soares, Kirley Kethellen Batista Mesquita, Igor Cordeiro Mendes, Rodrigo da Silva Nunes, João de Deus de Araújo Filho, Luciana Mara Monti Fonseca, Gilson Vasconcelos Torres, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda. Hipermídia educativa em acolhimento e classificação de risco obstétrico: validação de conteúdo e usabilidade. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 19º de outubro de 2022 [citado 1º de julho de 2025];43(ESP). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/127954