Gestão de riscos: implantação de protocolo clínico de prevenção e manejo de quedas pediátricas
Resumo
Objetivo: Descrever o processo de elaboração e implantação de um protocolo de prevenção e manejo de quedas pediátricas.
Método: Pesquisa-ação desenvolvida em um hospital público do Sudeste do Brasil, com 10 membros da equipe multidisciplinar dos setores de pediatria, maternidade, terapia intensiva neonatal, e do núcleo de segurança do paciente. Para elaborar o protocolo realizou-se revisão de literatura, três encontros com o grupo e duas rodadas de correção online. Foi realizado treinamento online para todos os profissionais e, depois, iniciado o uso do protocolo nos setores.
Resultados: Implementado protocolo de prevenção de quedas pediátricas. Definiu-se a escala Humpty Dumpty Falls Scale para avaliação do risco e foram elaborados materiais educativos.
Conclusão: O processo foi realizado de forma coletiva e participativa. O protocolo e os materiais educativos orientam e padronizam as condutas baseadas nas melhores evidências e envolvem usuários, familiares e profissionais na gestão do risco de queda.
Palavras-chave: Acidentes por quedas. Criança hospitalizada. Gestão de riscos. Enfermagem pediátrica. Protocolo clínico. Segurança do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.