Resiliência de pessoas com diabetes mellitus durante a pandemia da COVID-19
Resumo
Objetivo: Analisar a resiliência de pessoas com diabetes mellitus durante a pandemia da COVID-19.
Método: Estudo transversal realizado com 235 pessoas com diabetes por meio de um formulário compartilhado em mídias sociais com dados sociodemográficos e clínicos e a escala de resiliência de Connor-Davidson validada para o contexto brasileiro. Os escores da
escala foram comparadas com dados sociodemográficos e clínicos pelos testes t de Student, análise de variância e Mann-Whitney.
Resultados: A pontuação média da escala de resiliência foi 63,58+14,5. Os maiores escores de resiliência foram evidenciados em homens, pessoas com maior renda, maior escolaridade, usuários de antidiabéticos orais, que tinham alimentação saudável e que realizavam atividade física e acompanhamento com a equipe de saúde.
Conclusão: A média da resiliência foi inferior ao escore evidenciado na literatura e os grupos com escores mais altos tinham melhores comportamentos de saúde.
Palavras-chave: Diabetes mellitus. COVID-19. Resiliência psicológica. Prevenção de doenças. Equipe de assistência ao paciente. Saúde mental. Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.