Reorganização do trabalho da enfermagem em uma unidade de terapia intensiva durante a pandemia de Covid-19

Authors

  • Daniele Delacanal Lazzari
  • Sabrina Guterres da Silva Galetto
  • Daniele Cristina Perin
  • Jose Luis Guedes dos Santos
  • Alex Becker
  • Carina Martins Acosta

Abstract

Objetivo: Descrever a reorganização do trabalho da enfermagem de uma unidade de terapia intensiva de um hospital público em função da pandemia de Covid-19.
Método: Relato da experiência vivenciada no período de fevereiro a abril de 2020, acerca da reorganização de uma unidade.
Resultados: A descrição da experiência está dividida em quatro momentos: Definição do isolamento por coorte, Reorganização das unidades de terapia intensiva em Geral e Respiratória, Equipes assistenciais e escalas de serviço e Paramentação e desparamentação das equipes.
Conclusão: A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a gestão das unidades de terapia intensiva. Socializar as experiências de gestão pode contribuir para a definição de novas estratégias, inclusive no período pós-pandemia.

Palavras-chave: Infecções por Coronavirus. Epidemias. Unidades de terapia intensiva. Gerenciamento da prática profissional. Gestão de recursos. Planejamento em saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-07-05

How to Cite

1.
Daniele Delacanal Lazzari, Sabrina Guterres da Silva Galetto, Daniele Cristina Perin, Jose Luis Guedes dos Santos, Alex Becker, Carina Martins Acosta. Reorganização do trabalho da enfermagem em uma unidade de terapia intensiva durante a pandemia de Covid-19. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2022 Jul. 5 [cited 2025 Aug. 29];43. Available from: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/125689

Issue

Section

Artigos Originais