Construção e validação de recursos educativos digitais para a saúde e segurança do trabalhador

Autores

  • Silvana Aline Cordeiro Antoniolli
  • Ana Paula Rossato Assenato
  • Bárbara Rodrigues Araújo
  • Vitória Eugênia da Costa Lagranha
  • Luccas Melo de Souza
  • Adriana Aparecida Paz

Palavras-chave:

Educação continuada. Saúde do trabalhador. Atenção primária à saúde. Filme e vídeo educativo. Enfermagem.

Resumo

RESUMO
Objetivos: Construir e validar o conteúdo de recursos educativos digitais (REDs) para a promoção da saúde e segurança no trabalho
de profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS).
Métodos: Estudo metodológico constituído por duas etapas: 1) descreveu as fases da construção dos REDs; e 2) validou o conteúdo
dos REDs por um Comitê de Especialistas, utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e aplicou o teste de
Índice de Validade de Conteúdo (IVC).
Resultados: Construíram-se sete REDs, em formato de vídeo MP4. Estes REDs alcançaram o IVC global de 0,88 a 0,96. No domínio
“objetivos” o IVC variou de 0,84 a 0,95; em “estrutura/apresentação” de 0,91 a 0,99; e “relevância” de 0,81 a 0,95.
Conclusões: Os REDs são produtos validados que podem ser utilizados para a educação permanente em saúde dos profissionais da
APS acerca da saúde e segurança no trabalho.
Palavras-chave: Educação continuada. Saúde do trabalhador. Atenção primária à saúde. Filme e vídeo educativo. Enfermagem.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

1.
Antoniolli SAC, Assenato APR, Araújo BR, Lagranha VE da C, Souza LM de, Paz AA. Construção e validação de recursos educativos digitais para a saúde e segurança do trabalhador. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 22º de janeiro de 2021 [citado 29º de março de 2024];42. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110870

Edição

Seção

Artigos Originais