Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem

Autores

  • Maria da Graça Oliveira Crossetti Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Greicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diego Schaurich Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thaíla Tanccini Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Michele Antunes Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

pensamento, educação em enfermagem, enfermagem, revisão

Resumo

Objetivou-se caracterizar estratégias de ensino utilizadas na enfermagem para desenvolver habilidades do pensamento crítico. Elaborou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), com os descritores critical thinking, nursing e teaching, no período de 1987 a 2008. A amostra constitui-se de 64 artigos e a análise permitiu a identificação de 27 estratégias de ensino do pensamento crítico aplicadas na enfermagem. Dentre estas, as cinco mais citadas foram: questionamento, estudo de caso, ensino online e aprendizagem interativa, mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas. Diferentes estratégias reveladas neste estudo evidenciam uma gama de possibilidades que poderão ser aplicadas no ensino e na prática clínica. Conclui-se que o desenvolvimento de habilidades do pensamento crítico por meio destas estratégias pode proporcionar a formação de profissionais mais críticos e reflexivos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Oliveira Crossetti, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Associado do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EE-UFRGS; Doutora em Filosofia em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC); Líder do Núcleo de Estudos do Cuidado de Enfermagem (NECE – UFRGS)

Greicy Kelly Gouveia Dias Bittencourt, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS

Diego Schaurich, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS

Thaíla Tanccini, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica de Enfermagem da EE-UFRGS; Bolsista PIBIC/CNPq; Membro do NECE (UFRGS).

Michele Antunes, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica de Enfermagem da EE-UFRGS; Bolsista BIC/FAPERGS; Membro do NECE (UFRGS)

Downloads

Publicado

2010-05-18

Como Citar

1.
Crossetti M da GO, Bittencourt GKGD, Schaurich D, Tanccini T, Antunes M. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de maio de 2010 [citado 10º de maio de 2025];30(4):732. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/11043

Edição

Seção

Artigos de Revisão Sistemática